sábado, 3 de abril de 2010

Dor no joelho - Banda Iliotibial

Em Novembro de 2009 tive uma dor na lateral do joelho também conhecida como síndrome da banda iliotibial. Por "preguiça" minha podia ter evitado isso fazendo uns 15 minutos de alongamento antes da corrida e trocando meu tênis que já estava desgastado.

Mas é sempre melhor procurar um médico para fazer uma avaliação.

Segue abaixo o texto do Dr. Milton Miszputen que encontrei em minhas pesquisas pela net.

A dor lateral no joelho em atletas é relativamente comum em esportistas e pode ocorrer em ciclistas, corredores e triatletas, entre outros. Existem várias lesões diferentes que podem causar a dor lateral.

As lesões mais comuns que causam dor lateral são: síndrome do trato ílio-tibial, lesão do menisco lateral, tenossinovite do poplíteo, osteoartrose fêmuro-tibial lateral e lesões na cartilagem articular. Cada uma destas lesões tem aspectos clínicos, e portanto, tratamentos completamente diferentes. Dessa forma é fundamental obter o diagnóstico definitivo do atleta.

Após uma consulta médica e exame físico, geralmente o ortopedista ou médico do esporte tem informações suficientes para diagnosticar o problema. Porém, como a dor lateral no joelho pode ser proveniente de estruturas anatômicas bem diferentes, freqüentemente é solicitado ao atleta um exame complementar de imagem (radiografias, ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética) para fazer o diagnóstico diferencial.

Após as radiografias iniciais, o melhor exame para fazer este diagnóstico diferencial em casos de dor lateral no joelho é a ressonância magnética. É o exame que possui a melhor diferenciação entre as estruturas e tecidos do joelho e que permite uma análise global desta articulação, ou seja, com apenas um exame é feita uma avaliação excelente de ossos, cartilagem, meniscos, tendões, ligamentos, etc.

A corrida é uma das modalidades que geram essas lesões. Variações anatômicas do esportista, tipos de pisada ou mesmo de terreno (terrrenos desnivelados, como o asfalto das ruas, perto da guia) também são fatores que podem contribuir para ocorrer a síndrome do trato ílio-tibial. Ciclistas que tem o pedal e/ou o selim incorretamente ajustados, de forma que os joelhos “esticam” totalmente a cada pedalada também podem apresentar esta lesão.

Recomenda-se a esportistas com dor no joelho que procurem um médico especialista. Os métodos de diagnóstico por imagem, especialmente a ressonância magnética, são excelentes aliados para um diagnóstico preciso, que é o ponto de partida para um tratamento adequado.

Segue abaixo um video do Dr. José Felipe Alloza falando sobre lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário